24 agosto 2010

Cinema em Arapongas: Luiz C. Locatelli

Luiz Carlos Locatelli














Ele é um daqueles que ousam trabalhar com cultura no interior de um país que pára numa final de Big Brother. Desde os anos de 1980, a grande paixão do araponguense Luiz Carlos Locatelli é o cinema. Para sobreviver à falta de incentivo no município onde vive, é obrigado a trabalhar em outros ramos. Já participou de várias produções na região norte do Paraná, além de ter produzido um curta metragem publicado pela Rede Paranaense de Televisão, e conquistado o sexto lugar num concurso de novos roteiristas da Rede Record de Televisão. Atualmente, tenta emplacar um projeto que leva às telas do cinema histórias cantandas em músicas sertanejas.


1ª parte da entrevista em áudio

Com Texto:
Luiz Carlos Locatelli nasceu em 18 de junho de 1964, no município de Arapongas, Paraná, e morou lá até os seis anos. Dali, se mudou para Terra Roxa (oeste PR) , onde viveu mais 5 anos. Depois, ainda foi para Faxinal (Vale do Ivaí PR), permanecendo 7 anos naquelas terras. Em 1982, retorna a Arapongas. Durante sua infância, na roça, assistia televisão na casa dos vizinhos, que tinham energia elétrica, e um artista em especial lhe chamava a atenção: Jerry Lewis (1), comediante, roteirista, produtor, diretor e cantor americano. Esse era o primeiro incentivo para a maior de suas paixões: o cinema.
Em 1984, faz seu primeiro curso de cinema, na cidade de São Paulo, na extinta Planeta Filmes. Nessa época, mesmo contrariando a desaprovação dos pais, participava de um grupo teatral em Arapongas, que era uma dissidência de um outro grupo idealizado pela médica e diretora teatral, Nitis Jacon. Viu o cinema nacional passar por um momento difícil na década de 1980 (2). Mesmo sendo obrigado a abrir mão do sonho devido àquelas dificuldades, ele deixa claro, em seu perfil no site de relacionamentos Orkut (3), que não pretende desistir de seu grande sonho.
Apesar do pouco incentivo, Locatelli conseguiu formar um bom currículo na área. Além de ter produzido obras merecedoras de destaque nas duas maiores emissoras de televisão do Brasil (que serão abordadas na parte final da entrevista), ele participou de várias filmagens realizadas na região norte do Paraná. Uma delas, segundo conta, tratou sobre Cabala (4) (sabedoria que investiga a natureza divina),e foi filmada no município de Rolândia-PR.

Linkando:
1 - Jerry Lewis (wikipedia)
2 - Cinema brasileiro na década de 1980 (Wikipédia)
3 - Perfil de Luiz Carlos Locatelli (Orkut)
4 - Cabala (wikipedia)

2 comentários:

  1. Cinema por aqui é coisa que só dá dinheiro pruma dúzia vivendo às custas da Petrobrás.

    ResponderExcluir
  2. Antigamente, pelo menos, tínhamos alguns "Glaubers Rochas". Nossa geração parece ter tomado sonífero eterno. Ninguém se mexe...

    ResponderExcluir

OBS: Como prevenção, todos os comentários serão lidos antes de publicados. Terão maravilhosa probabilidade de entrar aqueles que respeitarem os itens abaixo:

1 -É interessante que o comentário tenha relação com o assunto da postagem, mas, como a Teoria do Caos mostra que tudo pode estar inter-relacionado, com criatividade vale tudo.
2 - Propaganda de outros sites não são muito virtualmente saudáveis (e comentando com o open ID o link é automático);
3 – Maledicências personificadas é chato pra caramba!
4 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que não configurem ofensas e sejam criativos.

Postagens mais populares