Na segunda parte da entrevista em áudio ao NovoCaos.com, o médico mineiro Randas Vilela Batista explica de onde saiu a motivação para ele desenvolver técnicas de tratamento cardíaco consideradas revolucionárias. Também responde sem embaraços aos questionamentos publicados pela Revista Veja sobre a eficácia dos métodos. E fala de casos de pessoas que teriam tentado se beneficiar política e/ou economicamente de seus métodos. Numa linguagem direta, é autor de frases como: "médico, como todo profissional, existem os bons e os bandidos".
2ª parte da entrevista em áudio:
Com Texto:
O médico Randas José Vilela Batista desenvolveu oito técnicas para tratamentos cardíacos, consideradas revolucionárias. A mais famosa e talvez mais ousada delas é conhecida por "Operação Batista" (1), que, para curar o coração hipertrofiado, retira um pedaço do próprio órgão,excluindo assim a necessidade de transplante. O procedimento o tornou famoso em todo mundo, mas existem alguns questionamentos sobre sua eficiência.
Um desses questionamentos foi levado a público pela Revista Veja. Anos depois de publicar uma extensa entrevista (2) nas "Páginas Amarelas", em 1997, ocasião em que Randas foi listado como um dos quinze heróis mundiais da medicina pela revista Times e rede de TV norte-americana CNN, a revista brasileira publicou uma nota contestando o método. No segundo tópico da Coluna Holofote (3), sob o título "Método não recomendado", consta que a "Operação Batista" teria "caído em desuso". Randas não considera verdadeiras as informações publicadas.
Randas também denunciou (4) junto ao Ministério Público, em 1998, funcionários de um hospital curitibano que estaria cobrando propina para realiação de procedimentos custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Randas também denunciou entes da prefeitura de Foz do Iguaçú por um suposto superfaturamento (5) no Hospital Municipal, utilizando o nome da Fundação Vilela Batista. As duas denúncias não teriam dado em nada, segundo acredita Randas.
Linkando:
1 - Operação Batista (redetec.org)
2 - Entrevista Revista Veja 1997 (site da Veja)
3 - Questionamentos Coluna Holofote Revista Veja (site da Veja)
4 - Denúncia Propina (Bonde)
5 - Superfaturamento Foz do Iguaçú (site Câmara Vereadores de Foz)
Caro Cássio Gonçalvez, vi seu recado em meu Blog e respondo sua pergunta, as fotos foram tiradas no campo de futebol de minha cidade, Rolândia, norte do Paraná, próximo a Londrina.
ResponderExcluirValeu pela visita!
Ass; Alécio Quinhone Júnior